Destaque

O Engenheiro que Complementa o Imobiliário

Imagem
 Olá,  Se me acompanha, sabe que a minha missão como Consultor Imobiliário é proteger o seu investimento. Hoje, estou a dar um passo além, unindo formalmente a minha dupla expertise : os 30 anos de Engenharia e a visão do mercado Imobiliário. O maior risco que vejo é o que não se vê: as instalações Eletricidade, AVAC e Águas. É por isso que lancei um novo serviço de Consultoria Técnica Especializada, focado em mitigar exatamente estes riscos. 💣  O Risco Oculto de Milhares de Euros Durante anos, como ex-Diretor de Facilities para grandes ativos (EPAL, CTT, Grupo Inditex), eu vi o que a falha numa instalação obsoleta pode custar. Não são centenas de euros; são milhares de euros, que minam a rentabilidade do seu ativo ou condomínio. A maioria das due diligences é incompleta. Ela garante que o telhado está bom, mas ignora o coração tecnológico do edifício, onde a surpresa é mais cara. Eu trago o rigor de quem geria a manutenção de ativos de alta exigência para o seu proj...

Contratar os Serviços de um Consultor Imobiliário… Sim ou Não?



Uma das questões mais sensíveis quando se coloca a questão de vender ou comprar casa, é sobre a utilidade de contratar os serviços de um consultor imobiliário.

À cabeça coloca-se sempre o custo associado a esses serviços. Não vou debater aqui qual deve ser a percentagem da comissão imobiliária.

Penso que mais importante do que o preço que se paga é o valor que o serviço prestado acrescenta. Porque, em meu entender, o nível de serviço – e o valor que este aporta – é o factor diferenciador e que deve presidir à decisão de contratar esse serviço.

É natural que a maioria dos proprietários e compradores considerem ser capazes de realizar uma transacção imobiliária sem intervenção de terceiros. Claro que é possível!

Mas a questão deve ser colocada de outra forma… Quer consumir tempo e dinheiro em tarefas que não fazem parte das suas prioridades diárias? Obter documentos, compilar informação e criar anúncios, atender telefonemas e responder a mensagens e e-mails, agendar e conduzir visitas, contratar um advogado para elaborar uma minuta de CPCV que salvaguarde os seus interesses, solicitar declarações de condomínio, direito de preferência e cancelamento de hipotecas, etc… etc… etc…

Bem sei que algumas pessoas dirão que o “monstro” não é assim tão complicado. E nalguns casos é verdade. Mas noutros casos o processo poderá ser muito consumidor de tempo e recursos.

O serviço de um consultor imobiliário é o de assegurar que todos os passos do processo aconteçam sem que os proprietários ou compradores tenham que despender mais tempo do que o estritamente necessário para que o seu objectivo de venda ou compra de uma casa se realize. E, acima de tudo, que este defende os SEUS interesses em primeiro lugar.

Por isso, a resposta a esta questão não deve basear-se apenas no preço mas, acima de tudo, no valor que o serviço lhe pode trazer.

Quando quiser decidir, não hesite em perguntar sobre o que está incluído no serviço de um consultor. Faça perguntas específicas do seu caso para saber se o serviço que lhe propõe um consultor realmente resolve o seu “problema”, que os seus interesses estarão sempre em primeiro lugar, e que se traduz em valor acrescentado para si. Valor que o preço paga mas compensa.

Lembre-se que, em qualquer actividade, existem sempre bons e maus profissionais!

Qualquer que seja a sua escolha e decisão, faça-a de forma informada!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Preços e Acessibilidade - Evolução dos Preços das Casas em Lisboa: O Que Esperar em 2025

Tipologias de Habitação

O que é um fogo habitacional