MAIO 2024 - CONSULTOR IMOBILIÁRIO: VENDEDOR OU PRESTADOR DE SERVIÇOS
Quem me conhece nesta actividade já me ouviu dizer muitas vezes: "Sou consultor imobiliário mas não vendo casas!".
Esta afirmação, mais do que um slogan, é a forma efectiva como me posiciono no mercado: Como um Prestador de Serviços, que desenvolve e implementa um conjunto de acções e processos cujo objectivo final é alcançar a venda/arrendamento de um imóvel.
É muito comum associar-se a actividade dos consultores imobiliários às vendas. E, se numa parte significativa dos casos, esta associação pode fazer sentido, a forma como vejo a diferenciação entre profissionais, é totalmente oposta.
Sim. É verdade que no final do processo, tudo se consuma na venda de um imóvel. Mas esse é apenas o final do processo.
A minha visão, é de que existe um conjunto de actividades e serviços que o consultor pode (e deve) desenvolver para que o objectivo final se concretize. E não me refiro ao agendamento e condução de visitas.
Falo do apoio na obtenção de documentos junto das câmaras municipais, conservatórias do registo predial e finanças. Falo do acompanhamento do processo de certificação energética e até mesmo, no acompanhamento de obras de melhoria ou remodelação. Poderia ainda acrescentar a preparação do imóvel para as sessões fotográficas e visitas.
Existe um conjunto muito importante de actividades, à partida invisíveis, mas que contribuem significativamente para o sucesso da promoção de um imóvel que culmine na sua venda ou arrendamento.
O Consultor Imobiliário que esteja presente em todas essas etapas como elemento activo é muito mais do que um vendedor. É alguém que presta um serviço diferenciado e completo e que justifica a comissão que é paga pelo proprietário.
Se pretende colocar o seu imóvel à venda ou para arrendamento, pergunte sempre ao seu consultor qual a Proposta de Valor que ele tem para o serviço que vai contratar. O dinheiro que vai pagar tem de ser suportado por um serviço!
Comentários
Enviar um comentário