Quais os principais e melhores canais de divulgação de um imóvel

O mercado imobiliário está a passar por um momento de aquecimento.

Com isso, as imobiliárias e até os particulares interessados em anunciar seus imóveis começam a fazer investimentos para se destacar, por exemplo, ao tentar construir o melhor site para venda de imóveis.

Mas aí vai uma dica: nem sempre o canal de divulgação mais popular é o único indicado para o seu negócio.

Principalmente quando estamos a falar em imóveis comerciais, já que o público é um pouco mais específico.

Na verdade, para definir isso, vale a pena realizar uma análise bastante detalhada.

Além disso, fazer uma divulgação de grande alcance sai caro. Logo, para não gastar seu valioso investimento à toa, também é importante otimizar os filtros do seu público-alvo, para atingi-lo com anúncios certeiros.

Parece complicado? Calma! Neste artigo apresento algumas dicas dos canais certos para divulgar imóveis.

 

Estratégias para divulgação de imóveis

Para ter sucesso no número de vendas dos seus imóveis, precisa ter as estratégias certas.

Só assim conseguirá divulgá-los da melhor forma possível e, ainda por cima, alcançando o maior número de clientes potenciais.

Conhecer a origem dos contactos que visualizam os seus anúncios e o seu funil de vendas também é fundamental.

O primeiro ponto que deve analisar é: qual é o seu público-alvo e qual é a sua forma de compra mais comum?

Com isso em mente, você estará apto a escolher os canais de divulgação mais eficientes.

Além disso, uma descrição completa do imóvel é essencial e não se esqueça de utilizar uma linguagem directa, para ganhar a atenção dos seus possíveis clientes.

Valorize também os seus pontos fortes e a sua localização.

Se usar alguma abreviatura no texto do anúncio, verifique se o significado é evidente e consensual, para que não haja interpretações dúbias.

Por fim, de nada adianta você divulgar um “super-imóvel” se as fotos colocadas no site não encantarem os visitantes, certo?

Quando se trata de imóveis, uma foto bem-feita pode ser o que levará o cliente até si!

Outro precioso recurso que não deve ficar de fora das suas estratégias são os portais de anúncios especializados.

Os interessados em procurar imóveis nos motores de busca são direcionados imediatamente para esses portais. Logo, se você estiver presente, as suas possibilidades de fechar negócio, são muito maiores.

Monitorizar as suas negociações também é muito interessante.

Com uma boa gestão do relacionamento com os seus clientes irá conseguir analisar as negociações em curso e interagir com seus clientes ou leads (oportunidades de negócio).

Assim, pode observar e fazer uma análise sobre os resultados de cada estratégia implementada e o desempenho nos canais de divulgação escolhidos.

O resultado? Você consegue direcionar cada vez mais as estratégias, tornando as negociações que estão no topo mais eficazes e alavancando as que estão paradas.

 

Principais canais para divulgar imóveis

Com esses cuidados estratégicos em mente, vejamos agora quais são os 8 principais canais para que você possa fazer a divulgação.

Vai ver que existem mais opções além de ter o melhor site para venda de imóveis.

 

1. Redes sociais

As redes sociais são uma das formas mais baratas e eficazes de divulgação disponíveis actualmente.

Com elas, pode aumentar o alcance dos anúncios dos seus imóveis, o que facilita a aquisição de novos potenciais clientes.

Sem contar que são úteis para manter um contacto mais próximo com os clientes actuais.

Qualquer uma das redes sociais permite que publique actualizações no seu perfil ou na página oficial da sua imobiliária.

Assim, os seus seguidores, amigos ou clientes serão sempre notificados e lembrar-se-ão dos seus anúncios.

O LinkedIn. por se tratar de uma rede com foco profissional, é muito provável que o seu público-alvo faça mais buscas por imóveis aí do que nas demais.

Aliás, mesmo que não esteja procurando, se o seu anúncio for apelativo, há uma probabilidade elevada de que alguém considere a sua oferta como uma oportunidade para expandir o negócio.

No entanto, todas as redes sociais têm suas vantagens em estratégias de divulgação.

Abaixo, veja como pode utilizar cada uma delas.

 

Facebook

O Facebook é a rede social mais utilizada actualmente.

Por isso, é um bom local para encontrar um grande número de potenciais clientes e levá-los para outro canal, como o seu site.

Nesse sentido, uma funcionalidade muito interessante é a “promoção paga” das suas publicações/anúncios.

Funciona assim: ao criar um post de divulgação, você verá um botão azul de “Impulsionar publicação”. Em seguida, será redirecionado para uma página em que poderá preencher uma série de especificações relacionadas com o alcance, o que permite que mantenha sua estratégia direcionada para o seu público-alvo.

Da mesma forma, consegue aumentar o alcance da própria página, e não de uma publicação específica.

Mas atenção! A opção de “Impulsionar Publicação” só está disponível para páginas comerciais, por isso, vale a pena criar uma para o seu negócio, em vez de usar um perfil pessoal.

Antes de tudo para anunciar imóveis no Facebook você precisa fazer isso à partir de uma página profissional. Ou seja, adicionar à sua conta pessoal da rede social uma página específica para a sua actividade imobiliária.

Existem 5 formas diferentes de anunciar imóveis no Facebook, por exemplo:

 

1. Anunciar imóveis com publicações na “timeline” da página profissional

Nesse caso o conceito é simples, basta aceder à sua página profissional e fazer uma publicação com o anúncio de um imóvel. Você pode optar por incluir o URL (link do site imobiliário) para o imóvel. Ou, fazer a publicação com uma descrição diferenciada e incluir pelo menos 10 fotos.

Os anúncios de imóveis na “timeline” podem ser programados. Então, você não precisa ir diariamente ao gestor da sua página fazer as publicações. Pode agendar publicações para a semana inteira.

 

2. Divulgar os imóveis através do Facebook ADS (anúncio patrocinado do Facebook)

Criar anúncios pagos no Facebook é realmente fácil. Mas, se nunca fez isso pode precisar de um passo a passo. Por isso, o Facebook disponibiliza uma página específica para ajudar AQUI.

Mas, antes de escolher o anúncio do Facebook para anunciar os seus imóveis, precisa escolher o objetivo do anúncio. Ou seja, qual o resultado desejado.

Eles podem ser divididos em 8 dentro da plataforma, tais como:

  • Reconhecimento de Marca: mostra o anúncio a pessoas que estão mais propensas a prestar-lhe atenção;
  • Alcance: mostra o anúncio para o número máximo de pessoas de acordo com o seu orçamento;
  • Instalações da Aplicação: link direto para lojas de aplicações para telemóvel, para instalação direta;
  • Tráfego: aumentar o número de pessoas que visitam seu site;
  • Geração de Leads: permite que pessoas interessadas se registem para receber mais informações;
  • Mensagens: fazer com que as pessoas falem consigo através do Messenger;
  • Envolvimento; para ter mais pessoas a fazer “gosto” na sua página, ou a gostar, partilhar ou comentar as suas publicações;
  • Visualizações de vídeo; mostrar um vídeo às pessoas mais dispostas a visualizá-lo até o fim;

Agora que você tem noção do que pode fazer através dos anúncios do Facebook fica mais fácil escolher ou não anunciar seus imóveis desse formato.

 

3. Anunciar na Marketplace

Anunciar na Marketplace do Facebook é gratuito e muitos consultores, imobiliárias e proprietários já o estão a fazer.

 

4. Divulgar em grupos fechados do Facebook

Provavelmente já faz parte de algum grupo do Facebook.

Pode ser um grupo de amigos específico, grupo de consultores imobiliários da sua região, grupo de compras e vendas de produtos, etc.

Pode escolher anunciar imóveis em qualquer um desses grupos. Desde que, esteja dentro da política de publicações do mesmo (há grupos que não permitem a venda ou divulgação de serviços).

O lado positivo deste tipo de anúncio é que no grupo você encontra pessoas semelhantes a si, e com os mesmos interesses.

Pode ser mais fácil escolher o tipo de imóvel que vai anunciar.

Para os grupos fechados de consultores imobiliários é uma boa oportunidade de encontrar oportunidades de partilha de negócio.

Por outro lado, não consegue medir o alcance do seu anúncio e ele só vai aparecer imediatamente no grupo se estiver entre as primeiras publicações.

Portanto, grupos muito movimentados com várias publicações diárias podem não ser uma boa escolha.

 

5. Criar um anúncio de imóveis em formato de carrossel no Facebook

O anúncio em carrossel não é muito utilizado por consultores imobiliários.

Uma vez que muitos potenciais compradores preferem ver várias fotos do mesmo imóvel (que lhe chamou atenção) do que vários imóveis de uma vez.

Mas, é justamente por não ser tão comum no mercado imobiliário que vale a tentativa.

Porém, antes de criar um anúncio de imóveis em carrossel leve em consideração:

  • As fotos precisam ser perfeitas;
  • A melhor foto de cada imóvel deve ser selecionada;
  • O preço pode ser ocultado;
  • Uma frase de impacto em cada foto (como descrição);
  • Os anúncios podem ser em formato de vídeo (2 ou mais)

Para criar um anúncio, sigue o guia passo a passo AQUI.

 

Instagram

O Instagram também é muito utilizado e, assim como o Facebook, tem a opção de impulsionar as publicações.

Nesse caso, o foco são as imagens — portanto, capriche nas suas fotos dos seus imóveis!

Também dá para utilizar os “Stories” para publicar vídeos rápidos do seu imóvel ou, ainda, parcerias com influenciadores digitais para fortalecer seu negócio.

Assim como em qualquer outra rede social é importante que você tenha uma conta profissional no Instagram, que pode inclusive ser a mesma do Facebook, já que as duas são da mesma empresa e partilham informações entre si.

Assim como nas demais redes sociais há 3 formas de se anunciar imóveis no Instagram, são elas:

 

1. Anúncios de imóveis na timeline do Instagram

Para fazer seus anúncios de imóveis na timeline do Instagram você precisa seguir 2 regras valiosas.

Em primeiro lugar, não publique todas as fotos, deixe que a curiosidade cresça para que se possam dirigir até seu site (deixe o link).

Em segundo lugar, na timeline do Instagram não aparece um espaço grande para a descrição da foto (ou do anúncio).

Isso porque o foco são as imagens e vídeos. Então, a primeira frase da sua descrição tem que ser ‘muito apelativa para fazer a pessoa que a visualiza clicar em “ler mais” e ver as informações completas. Caso contrário, o máximo que você vai conseguir são “gostos” que não servem para muita coisa.

Além disso, o “tom da linguagem” é mais descontraído. Pode optar por fazer uma brincadeira ou usar sarcasmo que não fará mal.


2. Anúncios de imóveis no Instagram Stories

As Stories só podem ser visualizados até 24 horas após a sua publicação.

Então, a melhor forma de utilizá-las para anunciar imóveis é fazer uma chamada para a sua nova publicação na timeline.

Ou, também, pode utilizar para gravar pequenos vídeos de partes impactantes do imóvel e incluir um botão para ver o vídeo completo no site da imobiliária, por exemplo.

 

3. Divulgação paga de anúncios (na timeline e no stories)

Para criar anúncios pagos no Instagram (seja no stories ou timeline) vai ter que utilizar a mesma conta de anúncios de criou no Facebook.

A única diferença, na hora de criar um anúncio no Instagram ou no Facebook é na hora de selecionar onde será publicado.

Nessa opção basta clicar em editar e depois clicar em Instagram (feed ou stories) de acordo com a sua preferência e estratégia.

 

LinkedIn

O LinkedIn, por sua vez, tem um grande foco no público B2B — o que o torna um excelente canal para venda de imóveis comercais.

Crie uma página corporativa e uma pessoal com um “perfil campeão”, isso significa que todas os campos do seu perfil devem ser preenchidos para que o alcance das suas publicações seja maior.

Por isso, construa uma rede de contactos consistente com seu público-alvo e crie conteúdos de divulgação.

Dificilmente alguém interage no Linkedin se não for uma ligação de 1°, 2° ou 3° grau.

No entanto, evite colocar as informações como se fosse um classificado.

O ideal é usar a rede social como uma ponte para levar clientes potenciais para um canal dedicado à venda.

Caso contrário, os anúncios muito diretos podem repelir em vez de atrair. A dica é criar publicações que agreguem valor aos utilizadores, comentando sobre oas diferenças entre diferentes localizações, a importância de ter um bom ponto de venda etc.

Para anunciar imóveis no Linkedin você pode optar por 3 formas:

 

1. Anúncios de imóveis na “timeline” do Linkedin

Para fazer anúncios na “timeline” do Linkedin deve seguir os passos assim como faz no Facebook.

Porém não é possível agendar diretamente da página empresa publicações futuras. Então, dedique 2 minutos do seu dia para fazer esses anúncios.

A descrição do anúncio pode ser um pouco mais extensa, as pessoas leem mais no Linkedin do que em qualquer outra rede social.

É aconselhável também a inclusão de pelo menos 10 fotos de alta qualidade.

E o ‘tom de linguagem’ deve ser sempre muito profissional com informações realmente relevantes sobre cada imóvel anunciado.

As publicações para anunciar imóveis no Linkedin podem ser em vídeo, afinal há uma propensão maior de envolvimento nesse formato.

Inclua também hashtags. O próprio Linkedin vai indicar-lhe algumas.

Mas, inclua a sua escolha e de acordo com o tipo de publicação que está a fazer.

Os utilizadores do Linkedin tendem a seguir publicações de acordo com hashtags.

 

2. Anunciar imóveis em comunidades fechadas

Existem grupos fechados dentro do Linkedin, assim como no Facebook.

Portanto, há uma possibilidade grande de anunciar imóveis nesses grupos principalmente com o intuito de fazer parcerias.

Pode escolher fazer parte de uma comunidade a partir de um hashtag ou a partir de um perfil de público específico ou assunto.

 

3. Anúncios de imóveis pagos no Linkedin

Para começar a anunciar imóveis no Linkedin, primeiro precisa criar uma conta de anúncios.

Assim que criar sua conta para gerir campanhas, o Linkedin vai fornecer um breve tutorial dos próximos passos.

Mas, tal como acontece no Facebook, também vai precisar escolher qual o objetivo dessa campanha.

Entre eles, estão:

  • Conhecimento: reconhecimento de marca;
  • Consideração: visitas ao site, envolvimento e visualizações de vídeos;
  • Conversões: geração de leads, conversões no site;

Em comparação com qualquer outra rede social, o Linkedin permite uma segmentação maior e por isso, as leads que forem geradas através dos seus anúncios tem a possibilidade de estarem mais quentes e melhor envlvidos com a sua marca.

Isso porque no Linkedin há mais informações sobre os utilizadores do que em qualquer outra plataforma.

Existem 3 formatos populares para anunciar no Linkedin, são eles:

  • Conteúdo Patrocinado: objetivo de promover conteúdo para atrair mais seguidores;
  • Anúncios de Texto: link no texto que direciona para seu website, como os anúncios de pesquisa do Google AdWords;
  • Mensagens Patrocinadas: permite enviar mensagens para as suas Leads diretamente para a caixa de mensagens do LinkedIn para obter o máximo de impacto;

 

Twitter

O Twitter é um local para descontração e para a troca rápida de informações.

Por isso, a conta da sua imobiliária pode ser utilizada para partilhar notícias interessantes sobre o mercado imobiliário.

O objetivo é mostrar ao público que investir num imóvel pode ser uma boa opção.

 

2. Portais de anúncios especializados

Existem hoje diversos portais de anúncios especializados em trabalhar com o sector imobiliário.

Ao contrário dos sites comuns de compra e venda, nesses portais, somente os clientes que realmente desejam adquirir imóveis visualizarão os seus anúncios.

Logo, a probabilidade de sucesso de venda é mais elevada.

Muitos permitem a criação de anúncios gratuitos, mas com limitações.

Com a contratação de planos pagos, porém, normalmente a visibilidade da imobiliária cresce bastante, a partir de personalizações de anúncios e análise de métricas que ajudam a compor campanhas de divulgação mais eficientes.

Por isso, o custo-benefício costuma valer a pena.

 

3. Portais locais

Para aqueles que desejam divulgar imóveis para venda, outra excelente alternativa são os portais locais que negociam imóveis.

Estou-me a referir aos classificados da região, por exemplo.

Aí pode criar anúncios ou, ainda, contar com sites de divulgação imobiliária que tenham integração com parceiros.

Ao anunciar em portais locais — assim como em canais especializados nesse tipo de venda —, os clientes que visualizarão os seus imóveis são aqueles que têm um elevado potencial para comprar.

Isso encurta o caminho e otimiza o processo de divulgação.

 

4. Google

Atualmente, o Google é a ferramenta de busca mais popular e consequentemente, tem um alcance enorme.

Independentemente do tipo de imóvel que está a promover, usar as funcionalidades do motor de busca certamente proporcionará um número maior de visualizações.

Pensando nisso, aí vai uma pergunta: você conhece o “Google Meu Negócio?

Trata-se de uma ferramenta gratuita do Google repleta de funcionalidades que ajudarão a colocar sua imobiliária no mapa — literalmente, já que um dos benefícios de criar sua conta é que, automaticamente, você terá um “pin” no Google Maps.

O que isso significa? Que um potencial cliente conseguirá encontrar o seu negócio por meio de pesquisas por estabelecimentos na região, mesmo que ele ainda não conheça a sua imobiliária. Ou seja, a sua presença online é fortemente potenciada.

Além disso, por meio desta ferramenta, consegue gerir as informações sobre o seu negócio que ficarão disponíveis no Google, tais como:

  • endereço exato;
  • horário de funcionamento;
  • telefone;
  • botão de encaminhamento para seu site;
  • avaliações de outros clientes.

Outras funcionalidades do “Google Meu Negócio” que ajudam a dar destaque para sua imobiliária são:

  • fotos da fachada do seu negócio e ou de alguns dos imóveis que você está comercializando, logo na primeira página de resultados;
  • interação com utilizadores que deixarem comentários, tais como ao perguntar se tem um imóvel numa determinada zona;
  • análise de relatórios gerados pelo Google sobre as pessoas que pesquisaram sobre a sua empresa ou sobre imobiliárias da região, o que muito valioso para o entendimento do seu público e a definição de melhores estratégias de divulgação.

 

5. Canais próprios das imobiliárias

Pensou que tinha perdido tempo criando o melhor site para venda de imóveis em vão?

Claro que não!

Apesar do que vimos até aqui, um dos principais canais de vendas de imóveis ainda é o próprio site da sua imobiliária.

Também é um dos melhores intermediadores do relacionamento entre o consulor e os potenciais clientes.

Afinal, o site funciona como uma montra virtual dos seus imóveis, fundamental para fazer contacto com novos clientes.

Caso não esteja a gerar um bom retorno, precisa de fazer uma análise mais criteriosa da situação para reavaliar critérios como:

  • Servidor: hospedar o seu site num bom servidor é indispensável para que ele funcione corretamente e contribua com a boa experiência do utilizador;
  • Design: o que mais importa é o conteúdo, não a aparência, mas a verdade é que fechamos rapidamente o separador quando nos deparamos com um site com mau design, não é?;
  • Layout: um bom layout favorece a experiência de navegação, o que aumenta as hipóteses de que um utilizador permaneça no seu site por mais tempo;
  • Responsividade: um site responsivo é aquele que é fácil de usar tanto no desktop quanto no smartphone ou tablet;
  • Ferramenta de busca: a qualidade dos filtros num site de venda imobiliária pode ser decisiva;
  • Descrição dos imóveis: as suas descrições são, claras, objetivas e completas?;
  • Atendimento online: ter um consultor disponível para responder dúvidas no atendimento por WhatsApp ou diretamente pelo site também faz diferença;
  • Otimização para o Google: aplicar estratégias de SEO (Search Engine Optimization) para melhorar as hipóteses de o seu site ser encontrado no Google é fundamental.

 

6. Aplicativos do setor imobiliário

Hoje em dia, usamos o telemóvel para quase tudo, não é?

Isso abre uma grande oportunidade para as aplicações do setor imobiliário.

Por isso, ter uma app para a venda imóveis é quase uma necessidade competitiva.

 

7. Anunciar Imóveis no Whatsapp

Aqui está certamente uma ferramenta fácil, gratuita e útil para qualquer corretor anunciar imóveis.

Se você já tem uma lista de leads ou contatos registada no sua agenda do telemóvel, aproveite o Whatsapp para fazer seus anúncios.

Para anunciar imóveis usando o whatsapp, tenha uma conta “Business”.

Você pode fazer isso de 3 formas diferentes que são:

 

1. Lista de Transmissão para anunciar imóveis no Whatsapp

As listas de transmissão do Whatsapp Business são listas de contactos guardados para as quais você pode enviar mensagens mais de uma vez e sem precisar selecionar os mesmos contatos a cada envio.

Os seus clientes que recebem essa mensagem, vão achar que foi uma mensagem individual, não se trata de um grupo.

 

2. Utilizar o Status para anunciar imóveis

Uma das principais formas de anunciar imóveis no Whatsapp é através da publicação de Status.

Que é muito semelhante aos Stories tanto do Facebook quanto do Instagram.

Dessa forma pode utilizar a publicação de imóveis no Status do Whatsapp e  não precisa encaminhar diversos imóveis para uma lista de leads ainda fria e correr o risco de perder envolvimento com elas ou até ser bloqueado.

Fora essa opção, é viável, em pequena escala, encaminhar para um grupo pré selecionado (por etiquetas por exemplo) e com quem já trocou mensagens anteriormente, 1 imóvel por semana.

 

3. Criar um catálogo para anunciar imóveis no Whatsapp

O catálogo é uma opção nova do Whatsapp Business e foi feito justamente para facilitar a interação dos clientes com a sua imobiliária.

A criação de um catálogo é importante para você manter seus imóveis disponíveis atualizados e vai funcionar também como uma montra de imóveis para você vender mais através do Whatsapp.

 

8. Anunciar Imóveis no Jornal Impresso

Se é um consultor jovem, talvez nem tenha cogitado a hipótese de anunciar os seus imóveis em jornal impresso.

Mas, justamente pela baixa procura esse canal é muito bom (ainda).

Se o seu público alvo é a geração mais idosa que prefere ler jornal, qual o melhor lugar para anunciar imóveis?

Se esse é o seu caso. Aposte nisso! Como falámos no inicio do artigo, a estratégia para anunciar imóveis tem que ir de encontro ao seu público alvo.

 

Importância do “Inside Sales”

Reparou que há um padrão em 7 das 8 dicas que apresentámos?

Todos esses canais são para divulgação na internet.

Hoje em dia, as vendas no sector imobiliário são feitas practicamente a distância — é o conceito de “Inside Sales”.

Basicamente, a equipe de consultores e gestores mantém-se nas instalações da agência.

É claro que o cliente precisará visitar o imóvel pessoalmente, no entanto, optimizar as etapas de prospecção de clientes, contacto e negociação para acontecerem remotamente é algo que traz vantagens decisivas, tais como:

  • o aumento da produtividade da equipa, que não perde tempo com deslocações;
  • a personalização no atendimento ao cliente, com o auxílio de estratégias digitais;
  • a potencialização do alcance da imobiliária, especialmente com o “inbound marketing”;
  • o melhor retorno do investimento, já que as estratégias de divulgação são mais direcionadas conforme o público-alvo e o funil de vendas;
  • a gestão de relacionamento, principalmente por conta de funcionalidades das aplicações.

 

Enfim, como vimos, para melhorar seus resultados é fundamental traçar estratégias para atrair o seu público e usar os meios que os profissionais mais utilizam para procurar.

Assim, ter o melhor site para venda de imóveis pode não ser o suficiente.

Aproveite as dicas que vimos aqui e faça uma análise cuidadosa para perceber onde o seu público-alvo mais pesquisa por imóveis.

Escolher canais de divulgação mais direcionados e, ainda, procurar alternativas de alcance e relacionamento — como as apps — são práticas eficientes.

 

Fontes:

https://blog.movingimoveis.com.br/

https://praedium.com.br/

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