O que é uma Análise Comparativa de Mercado (ACM)

O preço de um imóvel ou o Valor de Mercado de um imóvel é nada mais nada menos que o valor que o mercado está disposto a pagar num determinado momento por esse imóvel.

Há várias formas de se apurar o valor de um imóvel, mas o Método Comparativo de Mercado, é sem dúvida o mais utilizado.

Neste artigo fique a conhecer tudo sobre esta ferramenta fundamentar para quem está a pensar vende ou comprar uma casa.


O que é e para que serve?

Uma Análise Comparativa de Mercado é uma ferramenta nas vendas e compras de imóveis para determinar o preço de venda e compra.

Uma análise de mercado comparável avalia as vendas e a oferta de casas semelhantes à propriedade em questão, que é a casa que está no mercado ou prestes a entrar no mercado, para determinar seu valor aproximado.

As informações necessárias para criar uma análise comparativa de mercado geralmente podem ser obtidas nos registros públicos do município em que a propriedade se encontra.

Outra fonte de informações necessárias para realizar uma análise comparativa de mercado são as informações do sistema de listagem múltipla (MLS), que é o sistema de listagem informatizado que os agentes imobiliários usam para listar e procurar propriedades para clientes.

Mas para que este método possa ser efetivamente usado é necessário que exista uma amostra considerável, ou seja, deverão existir imóveis semelhantes em número suficiente, que a informação seja atualizada, e que a fonte dessa informação seja credível, pois será dessa informação que dependerá a qualidade da avaliação de um imóvel.

Ao realizar uma análise comparativa de mercado, é típico obter um mínimo de três propriedades comparáveis.

Uma propriedade comparável é o mesmo tipo de propriedade, como uma casa unifamiliar, condomínio ou duplex.

Uma propriedade comparável também possui a mesma área ou similar da propriedade para a qual se pretende determinar o preço de mercado.

As características da propriedade também devem ser semelhantes e uma propriedade verdadeiramente comparável situa-se num raio máximo de 1,6 km em torno da propriedade em questão.

Basicamente, informação recolhida baseia-se em 3 grupos:

  • Imóveis vendidos há menos de 3 ou 6 meses, dependendo da taxa de rotatividade do mercado;
  • Imóveis à venda actualmente, há menos de 3 ou 6 meses, também dependendo da taxa de rotatividade;
  • Imóveis à venda há mais de 6 meses.

O primeiro grupo reflete o valor médio de transação, no segundo o valor dos imóveis que estão em concorrência com o imóvel em análise, e no terceiro grupo reflete os imóveis que não se estão a vender, possivelmente estarão mesmo com um valor fora do mercado.

Ao realizar uma análise comparativa de mercado, o vendedor da casa usa as informações recolhidas para determinar o intervalo de preços no qual deve listar o seu imóvel para venda.

Um comprador usa uma análise comparativa de mercado para determinar um preço justo para a compra de um imóvel.

Os avaliadores de propriedades usam ferramentas semelhantes a uma análise comparativa de mercado para determinar também o valor de mercado de uma propriedade.

Geralmente, é aconselhável por especialistas imobiliários, avaliadores e financiadores de hipotecas que, ao recolher as informações, façam uma análise comparativa do mercado usando seis propriedades no total.

Dessas, três das propriedades devem estar ainda no mercado, enquadrando-se em todos os outros critérios que as tornam comparáveis. As restantes três, é recomendável, que sejam casas comparáveis vendidas nos últimos três a seis meses.

Numa situação em que um proprietário está a considerar o refinanciamento de uma hipoteca ou fazer uma segunda hipoteca, pode ser feita uma análise comparativa do mercado para verificar se a casa pode ser avaliada por um valor suficientemente alto para refinanciar a dívida no saldo atual da casa.

O proprietário também pode usar uma análise comparativa de mercado para verificar se a casa valorizou o suficiente para servir de garantia a um empréstimo ou poder retirar uma mais-valia interessante com a eventual venda da casa.

Mas não se pense que a avaliação de um imóvel é uma ciência exata, isto porque existe uma enorme variedade de parâmetros que podem influenciar o valor de um determinado imóvel em função das suas próprias características, e condições (fatores de majoração ou minoração).

Existem fatores mais subjetivos como, exposição solar, distribuição interior, estado de conservação, tipo de construção, data de construção, etc.

Desta forma, a utilização destes fatores, irá “corrigir” naturalmente o preço, produzindo um resultado mais preciso do valor do imóvel em dado momento.

Como se percebe este é um método que não é possível para os casos onde não há mercado ou não se conhecem transações.

Uma boa Análise Comprativa de Mercado, baseia-se nestas informações, cruzando-as com os fatores e características específicas da sua casa, para determinar um preço justo e, simultaneamente competitivo, que lhe permita vender o imóvel a um bom preço e o mais rapidamente possível.

 

Qual é a validade da ACM?

A Análise tem uma validade de 3 meses, prazo este inerente à flutuação de preços do mercado imobiliário.

 

Porquê fazer uma ACM?

Estabelecer corretamente o preço do seu imóvel é na esmagadora maioria dos casos o factor crucial na realização de uma venda.

Muitas vezes, vemos imóveis a preços que não são considerados ajustados ao mercado.

Aproveito para relembrar, que o valor de mercado é o valor que o mercado está disposto a pagar, tão simples quanto isso.

De nada serve inflacionar exponencialmente o preço do seu imóvel a pensar que vai fazer o negócio da sua vida se depois não provoca interesse junto do mercado.

Acontece que em muitos casos, os proprietários têm um valor idealizado para venda e não são capazes de ceder às recomendações dos profissionais para baixá-lo.

Como consultor profissional, obviamente o objetivo não é o de não lhe dar mais dinheiro a ganhar a si - muito pelo contrário, eu vou sempre lutar pela melhor oferta para si porque é o meu cliente - mas sim alertá-lo para o mercado actual e aconselhá-lo.

Embora o proprietário e o consultor imobiliário, estabeleçam o preço em conjunto, são os compradores que determinam o valor.

Mas porquê?

Os compradores vão comparar o seu imóvel e o preço de venda com outras ofertas similares no mercado.

Se o preço do seu não for atraente, é muito provável que o comprador passe para a oferta seguinte.

Sim! Os compradores vão estar a ver vários imóveis ao mesmo tempo que refletem sobre o seu.

Na verdade, trata-se de um grande investimento e tendencialmente os compradores vão querer sentir que conhecem toda a oferta no mercado e que não perderam nada.

E quanto mais tempo o imóvel continua para venda, mais difícil será vendê-lo, porque os compradores começam a pensar que o imóvel padece de algum problema.

É por isso que o primeiro passo na determinação do preço justo para a sua casa é a elaboração de um ACM.

Este relatório não só analisa os detalhes de vendas recentes de imóveis semelhantes ao seu, como ainda faz o levantamento de preços de casas actualmente no mercado.

A ACM, cruza estas informações com os fatores específicos da sua casa, como localização, estado de conservação, interiores, jardins/espaços interiores como terraços ou quintal, idade do imóvel e o prazo em que deseja concretizar o negócio, para determinar um preço justo e, simultaneamente, competitivo.

Assim sendo, a palavra-chave do jogo é: Assertividade e Diferenciação.

Nunca se esqueça (!), se o preço do seu imóvel não tiver adequado ao mercado, só faz com que os outros imóveis sejam vendidos primeiro que o seu, os que são diretamente seus concorrentes...e só vai piorando ao longo do tempo.

 

Fontes:

https://spiegato.com/

https://grupovisao.pt/

https://onossouniverso.wixsite.com/

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